sexta-feira, 9 de março de 2012

Intenções do Papa para o mês de março

Intenções do Papa para o mês de março

Para que o contributo dado pelas mulheres ao desenvolvimento da sociedade seja adequadamente reconhecido em todo o mundo.
Celebra-se cada ano, no dia 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher. O Santo Padre associa-se a esta comemoração, para além de outras possíveis formas, também por meio da Intenção Geral deste mês.
Importância da mulher

A importância da mulher nas sociedades de todo o mundo e em determinadas regiões de um modo particular, é evidente, mas nem sempre este seu papel indispensável é reconhecido por todos e daqui a necessidade de nos determos brevemente sobre esta importância.
Começamos por fazê-lo pela voz autorizada do Papa, que declarou, por exemplo, numa Mensagem aos participantes de uma Conferência Internacional: «…Dada a notável influência das mulheres na sociedade, é necessário animá-las a aproveitar a oportunidade de defender a dignidade da vida [era este o tema da Conferência], mediante o seu compromisso na educação e a sua participação na vida política e civil». E o Papa afirma ainda, no mesmo documento: «O génio da mulher para organizar e mobilizar dá-lhe a habilidade e as motivações necessárias para desenvolver redes em contínua expansão para o intercâmbio de experiências e a criação de novas ideias».
Desde sempre, a mulher teve importância fundamental no mundo, como se pode comprovar lendo a história da humanidade, desde as sociedades mais primitivas, e essa importância continua e continuará no futuro.
Esta importância é sobretudo notável em determinadas sociedades. Recordo, por exemplo, que em África (sobretudo na África subsariana), o papel da mulher é absolutamente fundamental, e a todos os níveis, sobretudo nas zonas rurais: é ela que trabalha no campo, que prepara as refeições, cuida dos filhos, etc., em contraste com o homem que, bastante comumente, se dá à preguiça e não faz quase nada…

As mulheres na vida de Cristo



As mulheres desempenharam um papel de grande relevo na vida de Cristo. Os casos apresentados nos Evangelhos sobre a relação de Cristo com mulheres são numerosos (e certamente não nos dão conta de todos).
Cristo sempre as acolheu com amor e misericórdia, numa sociedade onde a mulher era marginalizada e até tratada com desprezo: a adúltera, a pecadora pública que se ajoelha a seus pés, chorando os seus pecados… Consolou aquelas que necessitavam de consolação: ressuscita o filho único duma viúva de Naim, anima a uma nova vida a mulher da Samaria que não levava uma vida nada exemplar, conforta as mulheres de Jerusalém que choravam ao vê-Lo coberto de sangue a caminho do Calvário… No seu ministério apostólico era auxiliado por um grupo de mulheres, de algumas das quais até nos constam os nomes.

A mulher na Igreja


Na senda de Jesus, desde sempre a Igreja defendeu a dignidade da mulher e a sua paridade com o homem, com iguais direitos e deveres. Logo nos primeiros séculos da história da Igreja, as mulheres tiveram lugar de destaque nas primeiras comunidades que se foram formando. A responsabilidade das mulheres era tão grande que chegaram a ser criadas diaconisas, portanto, mulheres com responsabilidades de mando nas comunidades.
É certo que, ao longo dos séculos, também existem sombras (e algumas bem densas…) neste capítulo e nem sempre se deu, nem ainda se dá, o lugar devido à mulher, mas o resultado global é positivo.
Nos nossos dias, o Papa João Paulo II publicou, em 1988, uma Carta Apostólica, intitulada A dignidade da mulher, onde podemos ler (aliás, reproduzindo palavras de Paulo VI): «No Cristianismo, mais que em qualquer outra religião, a mulher tem, desde as origens, um estatuto especial de dignidade, do qual o Novo Testamento nos atesta não poucos e não pequenos aspectos» (n. 1).
E o Vaticano II, cujo 50º aniversário de abertura estamos a celebrar, na «Mensagem do Concílio», no encerramento do mesmo, não esqueceu as mulheres e dirigiu-se a elas com estas palavras, entre outras: «Chegou a hora em que a vocação da mulher se realiza em plenitude, a hora em que a mulher adquire, no mundo, influência, alcance e um poder jamais alcançado até agora… Neste momento em que a humanidade conhece tão profunda mudança, as mulheres, iluminadas pelo espírito do Evangelho, tanto podem ajudar a humanidade a não decair!».
A Intenção Geral deste mês pede-nos que rezemos para que a contribuição da mulher na sociedade seja uma realidade. Mas para que assim seja, é necessário que sejam criadas as condições para tal, reconhecendo os mesmos direitos para homens e mulheres, por exemplo, estabelecendo salários iguais para trabalhos iguais, dando as mesmas oportunidades a homens e mulheres, etc., coisas que ainda não constituem uma realidade, sobretudo em alguns países, onde continuam discriminações de toda a espécie em relação à mulher.
Fonte: Apostolado da Oração                                                                                             
Publicado em 05/03/2012 - 02:29 http://www.cnbbsul1.org.br/index.php?link=news/read.php&id=6661

Nenhum comentário:

Postar um comentário