Santa Teresinha ingressou no AO em sua cidade, na França, quando tinha 12 anos de idade



Santa Terezinha do Menino Jesus – Co-Padroeira do Apostolado da Oração
1- O AO tem um Padroeiro: o grande santo missionário Francisco Xavier, cuja festa se celebra a 3 de dezembro, dia da fundação da nossa Associação.
Tem também uma Padroeira: Santa Teresinha do Menino JESUS, Virgem e Doutora da Igreja foi nomeada “Segunda Padroeira ante Deus” dos membros do AO.
A nomeação foi comunicada pela Congregação Pontifícia para o Culto Divino ao Diretor Geral do AO que a divulgou em carta enviada de Roma a 25 de março de 2004:
2- “Santa Teresinha ingressou no AO em sua cidade, na França, quando tinha 12 anos de idade, aos 15 de outubro de 1885, como consta da ficha de admissão publicada no Mensageiro do C. de JESUS de abril de 2004.

Na casa de Teresinha rezava-se pelas intenções que eram recomendadas aos membros do AO. Uma senhora voluntária levava os Bilhetes Mensais com as Intenções aos Buissonnets, a casa paterna de Teresa. São as Intenções Gerais e Missionárias do Santo Padre que rezam milhões de membros e simpatizantes do AO em todo o mundo.

Foi no seio daquele lar cristão que a Santinha conheceu o AO e aprendeu a viver esta espiritualidade, unindo sua vida e sua oração à oração e à missão da Igreja, tal como as Intenções Gerais e Missionárias do Santo Padre nos lembram cada ano. Nas últimas notas autobiográficas (julho 1897) Teresinha escrevia: “Desejo ser filha da Igreja e orar pelas intenções do Santo Padre; este é o objetivo geral de minha vida”. Justamente, porque foi membro do AO, Santa Teresinha “é uma Santa do AO” e, por suas características espirituais e missionárias, foi proclamada Segunda Padroeira da nossa Associação.

3- A nossa Padroeira viveu intensamente a devoção ao Coração de JESUS de uma maneira nova, abrindo caminhos novos. Em carta a sua irmã Celina, Teresinha escrevia: “Não vejo o Sagrado Coração de JESUS como todo o mundo: coroado de espinhos, com uma grande cruz no centro”. Ela via o CRISTO Ressuscitado, com quem conversava “deliciosamente, de coração a coração, na esperança de contemplá-lo um dia face a face”. No seu poema “Ao Sagrado Coração de JESUS” não se detém no símbolo do coração ferido pela lança, mas vai diretamente à pessoa amorosa de JESUS, aos sentimentos profundos e ao amor que transborda do seu divino Coração.

4- Conhecer intimamente o Senhor e descobrir os sentimentos de seu Coração constitui o caminho percorrido pelo AO durante as últimas décadas, apresentando a devoção ao Coração de JESUS como uma espiritualidade enraizada na Escritura, centrada, como fazia Teresinha, na pessoa amorosa de JESUS. Esta devoção tem como objetivo assemelhar-nos mais e mais a ELE, confiados no Pai e, ao mesmo tempo, orientados como ELE ao serviço dos irmãos”.

5- Teresinha conseguiu isto na familiaridade com JESUS na Eucaristia. Ela escreve no seu Ato de Consagração falando com JESUS após lembrar as palavras ‘Tudo o que pedirdes ao meu Pai em meu nome Ele vo-lo dará’: “Eu sei, ó meu Deus, que quanto mais querei s dar, mais nos fazeis desejar. E eu sinto em meu coração desejos imensos. Com toda a confiança peço-vos, portanto, que tomeis posse de minha alma. Ah!, eu não 

vos posso receber na comunhão tantas vezes quantas o desejaria. Mas, Senhor, não sois todo-poderoso? Ficai em mim como no Sacrário; não vos afasteis nunca desta vossa hostiazinha...”

Que o Coração de JESUS ressuscitado nos conforte com sua consolação e que a intercessão de nossa Padroeira Santa Teresinha atraia novos membros ao AO e ao MEJ e nos estimule a continuar o caminho começado rumo à santidade na vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário