segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Oferecimento diário para o mês de fevereiro de 2013


Oferecimento diário para o mês de fevereiro de 2013


Deus, nosso Pai,/eu te ofereço  todo o dia de hoje:/ minhas orações e obras,/ meus pensamentos e minhas palavras,/ minhas alegrias e meus sofrimentos,/ em reparação de nossas ofensas,/ em união com o Coração de teu Filho, Jesus,/ que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia,/ pela salvação do mundo./ Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus,/ seja meu guia e meu amparo neste dia/ para que eu possa ser testemunha do teu amor./ Com Maria,/ Mãe de Jesus e da Igreja,/ rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre/ para este mês:/ para que as famílias de migrantes sejam amparadas e acompanhadas em suas dificuldades,/ sobretudo as mães./ E que os que sofrem por causa de guerras e conflitos/ sejam protagonistas de um futuro de paz.  

Intenção Geral – Famílias migrantes  

            Em janeiro, o Papa dirigiu nossa atenção para a grave situação por que passam as comunidades cristãs no Oriente Próximo e Médio. São, sobretudo, essas comunidades que vão diminuindo pela emigração de seus membros para países como o nosso Brasil.
            Há outras situação de miséria nacional, de perseguição política – às vezes disfarçada de religiosa – que fazem pessoas, famílias e populações saírem de sua terra natal em busca de paz. Mesmo no interior dos países, há movimentos dessa natureza.
            Já no Antigo Testamento, a Palavra de Deus nos era dirigida para que cuidássemos dos estrangeiros entre nós. Por exemplo, na hora de ceifar o campo, o estrangeiro era lembrado:”Quando colheres a ceifa em tua terra, não colherá completamente até o extremo limite do teu campo e não recolherás a respiga da sua ceifa. Deixarás isso para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor teu Deus!” (Lv 23,22).
            Uma das virtudes de Jó é que ele se empenhava em não deixar o migrante sem o conforto  de uma refeição, e nunca admitiu que ele passasse a noite desabrigado (ver Jó 31,32). Como cristãos, sabemos que tudo o que fizermos por nosso irmão necessitado faremos pelo próprio Cristo. Por isso, além de nos unirmos ao Santo Padre nesta intenção, se nos for dada oportunidade, ajudemos o melhor que pudermos os imigrantes.
           

Intenção Missionária – Vítimas de guerras e conflitos  

No mundo inteiro, constantemente, explodem guerras e conflitos, e se alastram chamas de violência. Poderíamos até pensar que, no Brasil, vivemos tempos de paz, sem guerras. Não é bem assim, temos a violência do tráfico de drogas, da criminalidade impune (inclusive nas lideranças governamentais e empresariais) e a guerra do trânsito.
Temos perdido mais gente por morte prematura e violência nessas situações do que outros países em tempos de guerra declarada. Se prestamos atenção à mídia, perceberemos que não há parte do mundo sem notícias trágicas de guerras e conflitos.
Os Estados Unidos temem episódios da “guerra do terror” em seu território, e têm jovens americanos morrendo no Iraque e Afeganistão. Israel vive em estado de sítio, em permanente tensão com seus vizinhos. A Líbia ainda não está em paz, e o Mali, logo no sul, está dividido e em luta. Sim, temos de recorrer com fé e esperança a Jesus, o Príncipe da Paz! Que Maria, Rainha da Paz, sustente nosso empenho para que cessem ódio, rixas e dissensões entre os povos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário